Nhoque de Cenoura com Molho de Tomate Caseiro

Uma receita diferente de nhoque

Esse nhoque de cenoura sem glúten além de ficar lindo é uma delícia. Principalmente se for  acompanhado desse molho de tomate caseiro super fácil de fazer!

Com toda certeza essa receita é ótima para quem está atrás de comidas saudáveis, mas quer sair da rotina. É perfeita para levar para a marmita ao mesmo tempo que é uma ótima opção para ter congelada.

A diferença do nhoque sem glúten

Hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas com intolerância ao glúten. Há também pessoas que preferem evitar a ingestão dessa proteína, geralmente encontrada no trigo e seus derivados. Mas essa receita é ótima não só para essas pessoas, já que ela é deliciosa e leve, perfeita para variar um pouco o cardápio do dia a dia.

Diferente da versão tradicional, aqui, ao invés da farinha de trigo a farinha responsável pela estrutura da massa é a de arroz, uma farinha sem glúten muito fácil de encontrar e com preço acessível.

E claro, a mudança na farinha e a ausência de glúten inegavelmente alteram a textura da massa, que fica um pouco mais seca e quebradiça.

O segredo do molho de tomate perfeito

Para acompanhar essa massa, que tal fazer você mesmo o molho de tomate?

A receita que você vai encontrar aqui é sem dúvida uma das mais fáceis que você já viu e só tem 1 segredo: a escolha certa dos tomates. Sempre damos preferência para o tomate italiano, que geralmente tem menos acidez e traz essa cor ao molho.

Duração:

Tempo de preparo:  30 Minutos

Tempo de cozimento:  20 Minutos

Tempo total:  50 Minutos

Ingredientes

  • Nhoque de cenoura sem glúten
  • 300g de cenoura
  • 1 ovo
  • 1 e ½ xícara de farinha de arroz
  • sal a gosto
  • Molho de tomate caseiro
  • 700g de tomate italiano
  • 5 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Manjericão, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Nhoque de cenoura sem glúten
  2. Comece cozinhando a cenoura até estar bem macia. Então, faça um purê e deixe esfriar um pouco.
  3. Adicione então ao purê o ovo e por último, vá adicionando a farinha de arroz até que a massa fique firme. Pois, pode ser que você precise de um pouco mais ou um pouco menos da quantidade indicada na receita.
  4. Como a textura fica um pouco diferente da versão normal, minha indicação é fazer nhoques pequenos para comer em uma só mordida.
  5. Para cozinhar, adicione pequenas quantidades de massa em água fervente e retire as mesmas assim que boiarem.
  6. Caso sobre massa, congele antes de cozinhar.
  7. Molho de tomate caseiro
  8. Comece refogando o alho junto com o azeite até ficar levemente dourado.
  9. Adicione então os tomates cortados em cubos pequenos. Adicione o sal e a pimenta e em fogo baixo, e mexendo de vez em quando, deixe os tomates se desmancharem completamente.
  10. Finalize com manjericão a gosto.
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora